sexta-feira, 5 de abril de 2013

A IMPORTÂNCIA DE AUMENTAR O VOCABULÁRIO

A nosso ver, é importante conhecer cada vez mais palavras, quer novas, quer caídas em desuso, para aumentar a nossa capacidade de comunicar.
Uma das formas que podemos arranjar para descobrir novas palavras pode ser ler muito. Quando lemos um jornal ou um bom livro, contactamos com palavras que, muitas vezes, já conhecemos e outras que estamos a ver pela primeira vez.
Ler é uma excelente forma para aumentar a nossa cultura e o nosso vocabulário. Desta maneira, é muito importante que os jovens comecem a ler cedo e  que leiam muito.
Outra forma de aumentar o vocabulário passa por conviver com pessoas que tenham alguma cultura e que saibam falar bem. Deste modo, os jovens devem sempre escolher bem as companhias e evitar determinado vocabulário. Devem usar uma linguagem cuidada ou corrente.
Para além disto, ver alguns programas televisivos adequados também ajuda a aumentar o nosso vocabulário. Programas como os documentários ou os telejornais são ótimos exemplos de alternativas à leitura de livros ou jornais.
Conclui-se, assim, que ler é muito importante, não só porque ficamos a conhecer novas palavras, mas também porque nos permite alargar os nossos horizontes. Desta forma, vamos conseguir comunicar melhor com os outros, ou seja, fazermo-nos entender facilmente.
Os alunos do 9ºF