sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Mala viajante

A Coordenadora da Biblioteca Escolar voltou a surpreender as turmas do pré-escolar e do primeiro ciclo da Escola da Devesa, em Peroselo, fazendo-lhes uma visita. Levou consigo cinco pastas de livros para implementar três projetos.
Curiosamente, também os alunos surpreenderam a Coordenadora, recebendo-a com grande demonstração de alegria. Os alunos vieram ao seu encontro no recinto escolar e competiam entre si para ver quem ajudava a Coordenadora a transportar as pastas de livros até dentro das salas de aula.
Um dos projectos a implementar é a “Mala viajante”, cujo objetivo é fazer com que as crianças, cujas escolas não possuem biblioteca, tenham acesso à literatura infantil. Os livros podem depois ser explorados em contexto da sala de aula ou ser requisitados para a leitura domiciliária.

Leitura a par”- projeto do plano Nacional de leitura, as crianças dos três aos cinco anos podem levar para casa um livro e pedir a um familiar que lho leia. Pretende-se que a criança vá acompanhando com o dedo essa leitura, familiarizando-se com as letras. No final, o familiar deverá registar a leitura feita numa ficha própria.

Um terceiro projeto, também do Plano Nacional de Leitura, é o “Já sei ler”. Trata-se de possibilitar o empréstimo domiciliário de livros adequados para leitura em família, havendo sempre o cuidado de registar as leituras de cada aluno no Livro de Leituras.
Neste projecto pretende-se ainda incentivar a troca de livros entre os alunos, de forma a diversificar as hipóteses de leitura. Os professores poderão realizar a exploração pedagógica dos livros lidos pelos alunos, partindo assim para outras aprendizagens.

A Coordenadora percebeu o entusiasmo dos alunos neste dia 19 de Fevereiro. Cada um queria escolher e requisitar um livro para levar nesse mesmo dia para casa, indiciando o sucesso desta iniciativa na promoção do gosto pela leitura. 

A equipa da BE