quinta-feira, 21 de março de 2013

Exposição «Castelos de Portugal»

 Os alunos do 5.º Ano e os alunos que integram o Clube “Os Construtores”, respondendo ao desafio lançado pelos professores de História e Geografia de Portugal, realizaram, ao longo do segundo período, trabalhos sobre o tema “Castelos de Portugal”. Estes desenvolveram-se em duas vertentes: desenho e maquetas (sempre acompanhados de uma pequena pesquisa sobre o respetivo monumento). Dada a sua natureza, os diversos projetos foram desenvolvidos em articulação com a disciplina de Educação Visual. No caso da construção das maquetas, o envolvimento das famílias foi muito relevante e, por certo, proporcionou momentos de grande proximidade e partilha. O desafio lançado foi agarrado pelos alunos com enorme entusiasmo, porventura motivados pela sedução que os castelos exercem sobre o seu imaginário. As notícias do crescimento dos diferentes projetos foram chegando com maior frequência, à medida que se aproximava a data marcada para a sua entrega. Estas foram sempre acompanhadas por um brilhozinho nos olhos, que deixava perceber o orgulho que cada um dos alunos sentia no resultado do seu labor. Quando chegou o dia marcado, os trabalhos surgiram em quantidade e qualidade dignas de registo. Durante a “Semana Aberta”, os diversos trabalhos estiveram em exposição no Salão de Jogos e na Biblioteca Escolar, tendo contribuído, estamos certos, para um maior conhecimento do rico património português e para sensibilizar os alunos para a necessidade da sua preservação.
 Prof. Francisco Oliveira